Quem Somos

Somos uma instituição sem fins lucrativos com foco na criança e seu desenvolvimento integral.

Promovemos inúmeras atividades que favorecem a expressão e o autoconhecimento da criança. Estimular o brincar livre e sensibilizar educadores e pais para a importância de um novo olhar para a infância são também prioridades nas nossa ações. Temos como meta receber todas as crianças e famílias que nos procurem, seja para oficinas ou atendimento com psicoterapia ou arteterapia. Portanto, a maior parte dos nossos atendimentos e atividades, no Espaço ConheSendo ou em escolas públicas são feitos a valor social ou gratuitamente.

Acreditamos no potencial de todas as crianças e, para que se desenvolvam de forma integral e saudável, precisam de espaços que permitam sua expressão e autoconhecimento e que respeitem sua singularidade. Com este propósito, desenvolvemos oficinas em escolas e serviços de acolhimento, encontros com educadores e criamos o Espaço ConheSendo. No Espaço, ampliamos nossas atividades oferecendo, além de várias oficinas e rodas de conversa, atendimento psicológico e arteterapêutico para crianças, adolescentes e suas famílias.

Nossa História

O Projeto ConheSendo começou com uma paixão pelas casinhas de miniatura em escala. Após a construção de algumas casinhas que, apesar de perfeitas e lindas ficavam guardadas, Alice, que sempre gostou de artesanato, resolveu começar a construir casinhas a partir da reutilização de materiais para doação a crianças em situação de vulnerabilidade social. E assim, começou a pedir caixas de sapatos em lojas, recolher retalhos de tecidos, bijuterias e tudo que pudesse se transformar em móveis, lustres, pias... Logo se juntaram à Alice voluntárias para a construção de casinhas e doação a instituições que atendem crianças. Criamos, então, o“Projeto Casinhas de Papelão para Aguçar a Imaginação”

Brincar de casinha encanta crianças e adultos e, assim, começaram a chegar pedidos de oficinas para construção de casinhas com caixas de sapatos. Logo nas primeiras oficinas, pudemos comprovar a potência do criar, do colocar a mão na massa como meios de expressão da criança, de autoconhecimento e de estímulo à imaginação e à criatividade.

Com o tempo e uma escuta cuidadosa, o que era uma oficina de casinhas se transformou, pelas próprias mãos das crianças, em oficinas de Criação Livre. As crianças nos ensinaram que o importante para elas era poder criar, para além das casinhas, o que a imaginação e seus desejos quisessem.

Nossas oficinas chegaram, então, a escolas e serviços de acolhimento e ampliamos nosso trabalho para conversas com educadores sobre as infâncias, a necessidade de escuta e a abertura de espaços de expressão. Neste ponto da nossa trajetória, sentimos necessidade de um nome e imagem que representasse, de forma mais abrangente, o nosso trabalho com as infâncias. Depois de muito pensar, em um processo incrível com jovens dos cursos da ONG Casa Taiguara, chegamos ao ConheSendo; Ser para conhecer... o mundo e a si.

Quando se quer transformar, os desafios chegam naturalmente. Por isso, entendemos que precisávamos de ações que impactassem as crianças de forma mais consolidada e duradoura. Assim, no início de 2020, iniciamos a construção de um espaço pensado para as crianças, seu bem-estar, autoconhecimento e consequentemente um apoio para seu desenvolvimento integral. Nasceu então, o Espaço ConheSendo onde promovemos oficinas criativas, atendimento em psicoterapia, arteterapia entre outras atividades.

E continuamos... atentas às novas oportunidades e desafios no trabalho pelas infâncias!

Conheça um pouco mais